GERANDO LEADS POR PRODUTO x PUBLICO ALVO

Gerar leads de automóveis pode ser um desafio para muitas empresas do setor automotivo. Afinal, é preciso entender as necessidades, sonhos e desejos do consumidor para oferecer a ele um veículo que se encaixe perfeitamente em sua vida. E é exatamente por isso que é tão importante ter uma estratégia de geração de leads que leve em conta o publico alvo que vai utilizar o automóvel e como ele relaciona com os canais digitais.

A persona é uma representação semi-fictícia do cliente ideal de uma empresa. Ela é criada a partir de dados reais, como idade, gênero, renda, escolaridade, hábitos de consumo, uso das redes sociais, entre outros. Ao conhecer a persona de uma empresa/produto, é possível criar estratégias de marketing mais eficazes, que gerem mais leads qualificados e, consequentemente, mais vendas.

Quando se trata de gerar leads de veículos, é importante levar em conta a pessoa que vai utilizar o veículo e qual canal digital ela consome informações. Por exemplo, se a persona de um jovem solteiro que vive na cidade e valoriza a praticidade e a economia, um carro compacto e econômico pode ser a melhor opção, mas como em qual canal digital eu encontro esse jovem? Já se uma persona é mãe de família com crianças pequenas que viajam bastante, um SUV ou uma minivan com espaço para bagagem e conforto para os passageiros pode ser a melhor escolha, mas onde encontramos essa persona para apresentar nosso produto?

Além disso, é importante considerar os interesses da persona na hora de gerar leads automotivos. Por exemplo, se uma persona para uma pessoa que gosta de aventuras ao ar livre, um veículo com tração nas quatro rodas e capacidade off-road pode ser a melhor escolha, onde essa persona consome informações e que influencia pode ajudar a persona a tomar decisão?

Para gerar leads de veículos de acordo com a persona, é importante investir no estudos de dados e estratégias de marketing que sejam personalizadas e direcionadas para o público-alvo.

Algumas das estratégias mais eficazes incluem:

  • Campanhas de e-mail marketing segmentadas de acordo com a persona;
  • Anúncios nas redes sociais direcionados para o público-alvo;
  • Conteúdo em blogs e redes sociais que abordam os interesses da persona;
  • Utilização de digital influenciar que a persona se identifique;
  • Promoções, descontos e diferenciais específicos para cada perfil de cliente;
  • Test drive personalizado, possibilitando o publico alvo experimentar no seu dia a dia;

Ao levar em conta a persona na hora de gerar leads de automóveis, é possível aumentar as chances de geração, de conversão e de vendas. Afinal, ao oferecer um veículo que se encaixa perfeitamente na vida do cliente, é mais fácil conquistá-lo e fideliza-lo a longo prazo.